Cordocentese, colher sangue do cordão umbilical fetal para investigação de doenças (anomalias cromossômicas, infecções, anemias e plaquetopenias); tratar algumas doenças fetais (transfusões sanguíneas em casos de anemia e infusão de medicamentos em casos específicos de alterações do ritmo cardíaco).
Idade Gestacional
Após a 20ª semana.
Técnica
O procedimento é realizado por via abdominal, com a gestante deitada em decúbito dorsal horizontal (com o abdome para cima). Após identificar a posição da placenta e do cordão umbilical com o uso do equipamento de ultrassonografia, o médico realiza a antissepsia (limpeza) da pele do abdome materno e aplica um pouco de anestésico local onde será introduzida a agulha. O procedimento todo é realizado sob orientação ultrassonográfica, ou seja, o trajeto da agulha da pele até o cordão umbilical e vice-versa é monitorado o tempo todo com a ultrassonografia. Durante o exame, é possível que a gestante sinta leve cólica em baixo ventre.
Duração
Depende do objetivo do exame, se investigação de doença ou tratamento fetal. Para investigação de doenças (somente coleta do sangue fetal) o exame demora aproximadamente 5 minutos.
Contraindicações
Não há contraindicações específicas para este tipo de exame. Pacientes com distúrbios de coagulação ou tomando algum tipo de anticoagulante devem avisar o médico antes da marcação do exame.
Limitações
Específicas, na dependência do objetivo do exame. Fatores limitantes que independem do objetivo do exame são as posições da placenta e do cordão umbilical, que podem dificultar a execução do procedimento.