Colher líquido pleural (líquido que normalmente envolve os pulmões, mas que pode estar aumentado em algumas condições) com finalidade diagnóstica e terapêutica; esvaziar lesões císticas nos pulmões fetais.
Idade Gestacional
Geralmente após a 20ª semana.
Técnica
O procedimento é realizado por via abdominal, com a gestante deitada em decúbito dorsal horizontal (com o abdome para cima). Após identificar a posição do tórax fetal com o uso do equipamento de ultrassonografia, o médico realiza a antissepsia (limpeza) da pele do abdome materno e aplica um pouco de anestésico local onde será introduzida a agulha. O procedimento todo é realizado sob orientação ultrassonográfica, ou seja, o trajeto da agulha da pele até o tórax fetal e vice-versa é monitorado o tempo todo com a ultrassonografia. Durante o exame, é possível que a gestante sinta leve cólica em baixo ventre.
Duração
Aproximadamente 5 minutos.
Contraindicações
Não há contraindicações específicas para este tipo de exame. Pacientes com distúrbios de coagulação ou tomando algum tipo de anticoagulante devem avisar o médico antes da marcação do exame.
Limitações
Específicas, na dependência do objetivo do exame. Um fator que pode limitar o exame independente do objetivo é a posição fetal, a qual pode dificultar ou mesmo impossibilitar a execução do procedimento.