A Ultrassonografia Obstétrica Morfológica de Primeiro Trimestre tem como objetivo avaliar a anatomia, o crescimento, a posição e a apresentação do feto. Analisar a quantidade de líquido amniótico, a posição e as características da placenta.
Idade Gestacional
A Ultrassonografia Obstétrica Morfológica de Primeiro Trimestre pode ser realizado em qualquer idade gestacional.
Técnica
A Ultrassonografia Obstétrica Morfológica de Primeiro Trimestre é realizada por via abdominal, com a gestante deitada em decúbito dorsal horizontal (com o abdome para cima). Após aplicação de pequena quantidade de gel sobre a pele do abdome, o médico desliza levemente um transdutor sobre a área de interesse. Pode ser necessário que uma leve pressão seja exercida, para que alguma estrutura fetal seja visibilizada com mais nitidez. Esta manobra não prejudica a mãe nem o bebê e a paciente será avisada quando de sua necessidade. Em raras ocasiões, pode ser útil a complementação do exame por via vaginal. Caso esta avaliação seja indispensável, o médico explicará o motivo à paciente.
Duração
Aproximadamente 15 minutos.
Contraindicações
Não há contraindicações específicas para a Ultrassonografia Obstétrica Morfológica de Primeiro Trimestre
Limitações
A Ultrassonografia Obstétrica Morfológica de Primeiro Trimestre não tem como objetivo a pesquisa detalhada da anatomia fetal, com intuito de confirmar a normalidade e diagnosticar malformações. Os exames com esta finalidade são os morfológicos de primeiro e segundo trimestres, realizados em idades gestacionais que permitem ao médico as melhores condições para avaliação da anatomia do bebê.